Link to home pageLanguagesLink to all Bible versions on this site
22
Apocalipse 22.1-5
TEMA: Deus oferecerá vida abundante na cidade; os servos dele vão adorá-lo face a face. Não estará ali ninguém a quem Deus amaldiçoasse, e os servos dele reinarão para sempre.
1 O anjo me mostrou o rio de água que faz com que as pessoas que bebam da água vivam para sempre. A água fluía faiscante e limpa como cristal que faísca límpido. O rio brotava do trono onde estão sentados Deus e aquele que parece um cordeiro, 2 O rio correu pelo meio da rua principal da cidade. De cada lado do rio havia árvores que produziam fruto que faz as pessoas viverem para sempre. As árvores produzem doze cargas (OU: tipos) de frutos; elas dão uma carga cada mês. Os habitantes das nações [MTY] utilizam as folhas das árvores para se fortalecerem/fortificarem. 3 Nunca existirá lá nada nem ninguém que Deus amaldiçoasse. Ficará na cidade o trono de Deus e daquele que parece um cordeiro. Consequentemente, os servos dele vão adorá-lo. 4 Eles olharão diretamente para o rosto dele, e Ele escreverá seu nome na testa deles. 5 Nunca mais haverá noite. Os servos de Deus não precisarão da luz das lâmpadas nem da luz do sol, pois o Senhor Deus fará brilhar sua luz sobre eles. Eles reinarão para sempre.
Apocalipse 22.6-7
TEMA: Deus verificou aos seus servos a revelação da sua mensagem, mostrando-lhes o que deveria acontecer em breve. Portanto, eles devem obedecer à mensagem para poderem desfrutar as suas gloriosas bênçãos.
6 O anjo me disse: “Estas palavras que Deus revelou a você são verdadeiras, e com certeza Ele vai cumpri-las. O Senhor Deus que inspira os profetas, mandou seu anjo para mostrar àqueles que O servem os eventos que devem acontecer em breve”. 7 Jesus diz a todo seu povo: “Escutem-me com cuidado! Volto logo; Deus abençoará abundantemente todos aqueles que obedecem à(s) mensagem/palavras que foi/foram escrita/escritas neste livro”.
Apocalipse 22.8-11
TEMA: João certifica que ele mesmo ouviu e viu todas estas coisas. Quando João se prostrou para adorar o anjo, este lhe mandou adorar somente a Deus e a divulgar a revelação divina. Já que se aproxima o cumprimento dela, todo o mundo deve se preparar.
8 Sou eu, João, quem ouviu e viu em uma visão estas coisas que acabo de escrever.
Depois de ouvir e ver estas coisas, logo me prostrei/ajoelhei aos pés do anjo que me mostrava estas coisas, para adorá-lo. 9 Mas ele me disse: “Não me adore, pois sou seu co-servo! Sou também co-servo dos seus irmãos crentes que são os profetas e co-servo daqueles que obedecem à mensagem deste livro. Pelo contrário, adore a Deus!” 10 Ele também me disse: “Não lacre a mensagem daquilo que Deus predisse neste livro, pois está quase na hora [MTY] de Ele cumprir esta mensagem. 11 Ficando próxima aquela hora, se os que se comportam de forma iníqua quiserem continuar a agir dessa maneira [IRO], isso é lá com eles! Deus logo lhes retribuirá sua iniquidade. Se os iníquos quiserem continuar assim [IRO], que se virem! Deus logo lhes retribuirá sua maldade. Os que se comportam de forma reta e justa devem continuar a agir de forma reta e justa. Os que são santos devem continuar a ser santos”.
Apocalipse 22.12-15
TEMA: Jesus anunciou que Ele tinha mandado seu anjo testemunhar às congregações de tudo o que João tinha visto. Ele se identifica oficialmente como Descendente do Rei Davi e como Estrela Matutina messiânica.
12 Jesus diz a todas as pessoas: “Escutem! Volto logo! E retribuirei e galardoarei/recompensarei a todos os seres humanos de acordo com os feitos de cada um deles. 13 Sou eu que dou origem a todas as coisas [MET] e sou eu quem fará todas as coisas terminarem [MET]. Existo antes de todas as coisas e existo no final de todas as coisas [DOU]. 14 Deus — abençoará abundantemente/vai é contente com as pessoas que lavam suas roupas, limpando-se a si mesmas espiritualmente [MET], porque elas poderão comer do fruto [MTY] da árvore que capacita as pessoas a viverem para sempre e porque poderão entrar pelo portão da cidade santa. 15 Do lado de fora ficam as pessoas imundas/malévolas, inclusive as que praticam idolatria, as que pecam sexualmente, as que assassinam outras pessoas, as que adoram os ídolos e todas aquelas pessoas que gostam de mentir e mentem continuamente. Tais pessoas nunca poderão entrar naquela cidade”.

16 “Eu, Jesus, mandei meu anjo para dizer a vocês, membros das congregações, que são verídicas todas estas coisas. Sou o descendente do Rei Davi, cuja vinda os profetas prometeram. [MET]. Sou aquele que é parecido com a brilhante estrela matutina [MET], aquele que Moisés vaticinou”.

Apocalipse 22.17
TEMA: O Espírito de Deus e a Noiva convidam todos aqueles que desejam beber da água viva a se aproximarem e beberem, e mandam que todos os ouvintes divulguem o convite.
17 O Espírito de Deus e seu povo, que é parecido [MET] com a noiva de Cristo, dizem a todos aqueles que desejam crer: “Venham!” Que todos os ouvintes desta mensagem digam também a todos aqueles que desejam crer: “Venham!” Que os sedentos venham, quais sejam [MET], todos os que desejam a água que capacita as pessoas a viverem para sempre, que a recebam de graça!
Apocalipse 22.18-19
TEMA: Jesus advertiu que Deus imporá as pragas reveladas no livro em qualquer um que acrescentar algo às palavras do livro, e que tirará os privilégios prometidos no livro de qualquer um que cortar alguma palavra da sua revelação.
18 “Eu, Jesus, advirto solenemente a todos aqueles que ouvem as palavras relativas àquilo que já predisse neste livro, assim: Se alguém acrescentar qualquer coisa a estas palavras, Deus vai fazê-lo sofrer as pragas que são descritas {que descrevi} neste livro. 19 Se alguém cortar quaisquer palavras sobre aquilo que profetizei neste livro, Deus tirará o direito dele de comer do fruto [MTY] da árvore que capacita as pessoas a viverem para sempre. Ele também vai tirar-lhe o direito de entrar na cidade de Deus. Ambas as coisas são descritas {descrevi} neste livro”.
Apocalipse 22.20
TEMA: Jesus, que testemunha todas estas coisas, declara que com certeza virá logo, e João apela fortemente a Ele para vir.
20 Jesus, que afirma serem verídicas todas estas coisas, diz: “Com certeza venho/volto em breve!” Eu, João, respondo: “Assim seja! Senhor Jesus, venha já!”
Apocalipse 22.21
TEMA: João encerra sua mensagem às congregações com uma oração, pedindo que o Senhor Jesus continue a abençoar todas elas.
21 Peço em oração que nosso Senhor Jesus continue abençoando/agindo bondosamente para com todos vocês, o povo de Deus. Assim seja!

<- Apocalipse 21