1 Ele me mostrou um [a]rio de água da vida, claro como cristal, saindo do trono de Deus e do Cordeiro, 2 no meio de sua rua. Deste lado do rio e naquela estava a árvore da vida, produzindo doze tipos de frutos, dando seus frutos a cada mês. As folhas da árvore eram para a cura das nações. 3 Não haverá mais maldição. O trono de Deus e do Cordeiro estará nele, e seus servos o servirão. 4 Eles verão seu rosto, e seu nome estará na testa deles. 5 Não haverá noite, e não precisarão de luz de lâmpada ou luz solar, pois o Senhor Deus os iluminará. Eles reinarão para sempre e sempre.
6 Ele me disse: “Estas palavras são fiéis e verdadeiras”. O Senhor Deus dos espíritos dos profetas enviou seu anjo para mostrar aos seus servos as coisas que devem acontecer em breve”.
7 “Eis que venho em breve! Bendito aquele que guarda as palavras da profecia deste livro”.
8 Agora eu, John, sou aquele que ouvi e vi estas coisas. Quando ouvi e vi, caí para adorar diante dos pés do anjo que me mostrou estas coisas. 9 Ele me disse: “Você não deve fazer isso! Eu sou um companheiro de ligação com você e com seus irmãos, os profetas, e com aqueles que guardam as palavras deste livro. Adorai a Deus”. 10 Ele me disse: “Não sele as palavras da profecia deste livro, pois o tempo está próximo”. 11 Aquele que age injustamente, deixe-o agir ainda injustamente. Aquele que é imundo, que seja imundo ainda. Aquele que é justo, que faça a justiça ainda. Aquele que é santo, que seja santo ainda”.
12 “Eis que venho em breve! Minha recompensa está comigo, para retribuir a cada homem de acordo com seu trabalho. 13 Eu sou o Alfa e o Ômega, o Primeiro e o Último, o Princípio e o Fim. 14 Bem-aventurados aqueles que cumprem seus mandamentos, [b]para que tenham direito à árvore da vida, e possam entrar pelos portões da cidade. 15 Fora estão os cães, os feiticeiros, os imorais sexualmente, os assassinos, os idólatras e todos aqueles que amam e praticam a falsidade. 16 Eu, Jesus, enviei meu anjo para testemunhar estas coisas a vocês para as assembléias. Eu sou a raiz e a descendência de David, a Estrela Brilhante e Matutina”.
17 O Espírito e a noiva dizem: “Venha!”. Aquele que ouvir, que diga: “Venha!”. Aquele que tem sede, que venha. Aquele que deseja, deixe-o tomar livremente a água da vida.
18 Testifico a todos que ouvem as palavras da profecia deste livro: se alguém as acrescentar, Deus lhe acrescentará as pragas que estão escritas neste livro. 19 Se alguém tirar as palavras do livro desta profecia, Deus tirará sua parte da árvore[c] da vida, e da cidade santa, que estão escritas neste livro. 20 Aquele que testemunha estas coisas diz: “Sim, eu vou em breve”.
21 A graça do Senhor Jesus Cristo esteja com todos os santos. Amém.