5 Mas alguns da seita dos fariseus que acreditavam se levantaram, dizendo: “É necessário circuncidá-los e ordená-los a cumprir a lei de Moisés”.
6 Os apóstolos e os anciãos se reuniram para ver sobre este assunto. 7 Quando houve muita discussão, Pedro levantou-se e disse-lhes: “Irmãos, vocês sabem que há um bom tempo Deus fez uma escolha entre vocês para que pela minha boca as nações ouvissem a palavra da Boa Nova e acreditassem”. 8 Deus, que conhece o coração, testemunhou sobre eles, dando-lhes o Espírito Santo, assim como Ele fez conosco. 9 Ele não fez distinção entre nós e eles, purificando seus corações pela fé. 10 Agora, portanto, por que você tenta a Deus, para que ponha um jugo no pescoço dos discípulos que nem nossos pais nem nós pudemos suportar? 11 Mas cremos que somos salvos pela graça do Senhor Jesus,*TR acrescenta “Cristo”. assim como eles são”.
12 Toda a multidão se calou e escutou Barnabé e Paulo relatando os sinais e maravilhas que Deus tinha feito entre as nações através deles. 13 Depois que eles se calaram, Tiago respondeu: “Irmãos, escutem-me. 14 Simeão relatou como Deus visitou as nações pela primeira vez para tirar delas um povo para seu nome. 15 Isto está de acordo com as palavras dos profetas. Como está escrito,
18 “Todas as obras de Deus são conhecidas por ele desde a eternidade. 19 Portanto, meu julgamento é que não incomodamos aqueles dentre os gentios que se voltam para Deus, 20 mas que lhes escrevemos que se abstenham da poluição dos ídolos, da imoralidade sexual, do que é estrangulado e do sangue. 21 Pois Moisés de gerações antigas tem em cada cidade aqueles que o pregam, sendo lido nas sinagogas todos os sábados”.
22 Então pareceu bom aos apóstolos e aos anciãos, com toda a assembléia, escolher homens fora de sua empresa e enviá-los para Antioquia com Paulo e Barnabé: Judas, chamado Barsabás, e Silas, homens principais entre os irmãos. 23 Eles escreveram estas coisas pela mão deles:
30 Então, quando foram enviados, eles vieram para Antioquia. Tendo reunido a multidão, eles entregaram a carta. 31 Quando a leram, regozijaram-se com o incentivo. 32 Judas e Silas, também eles profetas, encorajaram os irmãos com muitas palavras e os fortaleceram. 33 Depois de terem passado algum tempo ali, foram despedidos em paz dos irmãos para os apóstolos. 34 †Alguns manuscritos acrescentam: Mas parecia bom para Silas ficar lá. 35 Mas Paulo e Barnabé permaneceram em Antioquia, ensinando e pregando a palavra do Senhor, com muitos outros também.
36 Depois de alguns dias, Paulo disse a Barnabé: “Vamos voltar agora e visitar nossos irmãos em cada cidade em que proclamamos a palavra do Senhor, para ver como eles estão se saindo”. 37 Barnabé planejava levar João, que se chamava Marcos, também com eles. 38 Mas Paul não achou que fosse uma boa idéia levar com eles alguém que se tivesse retirado deles na Pamphylia, e não foi com eles para fazer o trabalho. 39 Então a contenda cresceu tão forte que eles se separaram um do outro. Barnabé levou Marcos com ele e navegou para Chipre, 40 mas Paulo escolheu Silas e saiu, sendo elogiado pelos irmãos à graça de Deus. 41 Ele passou pela Síria e Cilícia, fortalecendo as assembléias.
<- Atos 14Atos 16 ->