8 Estes são os nomes dos homens poderosos que David tinha: Josheb Basshebeth, um tahchemonita, chefe dos capitães; chamava-se Adino, o Eznite, que matou oitocentos de uma só vez. 9 Depois dele foi Eleazar, filho de Dodai, filho de um Ahohite, um dos três homens poderosos com Davi quando desafiaram os filisteus que estavam ali reunidos para a batalha, e os homens de Israel tinham ido embora. 10 Ele se levantou e atingiu os filisteus até que sua mão se cansou, e sua mão congelou até a espada; e Javé trabalhou uma grande vitória naquele dia; e o povo voltou atrás dele apenas para saquear. 11 Depois dele foi Shammah, o filho de Agee a Hararite. Os filisteus tinham se reunido em uma tropa onde havia um terreno cheio de lentilhas; e o povo fugiu dos filisteus. 12 Mas ele ficou no meio da trama e a defendeu, e matou os filisteus; e Yahweh trabalhou uma grande vitória.
13 Três dos trinta chefes desceram, e vieram a David na época da colheita para a caverna de Adullam; e a tropa dos filisteus estava acampada no vale de Rephaim. 14 David estava então na fortaleza; e a guarnição dos filisteus estava então em Belém. 15 David disse longamente: “Oh, que alguém me desse água para beber do poço de Belém, que está junto ao portão”!
16 Os três poderosos atravessaram o exército dos filisteus e tiraram água do poço de Belém que estava junto ao portão e a levaram e trouxeram a Davi; mas ele não quis beber dela, mas derramou-a para Iavé. 17 Ele disse: “Fique longe de mim, Yahweh, que eu deveria fazer isto! Não é este o sangue dos homens que arriscaram suas vidas para ir embora?”. Portanto, ele não o beberia. Os três homens poderosos fizeram estas coisas.
18 Abishai, o irmão de Joab, filho de Zeruiah, era o chefe dos três. Ele ergueu sua lança contra trezentos e os matou, e tinha um nome entre os três. 19 Wasn ele não era o mais honrado dos três? Portanto, ele foi nomeado seu capitão. Entretanto, ele não foi incluído como um dos três.
20 Benaiah, filho de Jehoiada, filho de um valente homem de Kabzeel, que tinha feito grandes feitos, matou os dois filhos de Ariel de Moab. Ele também desceu e matou um leão no meio de um poço em um tempo de neve. 21 Ele matou um egípcio enorme, e o egípcio tinha uma lança na mão; mas ele desceu até ele com um bastão e arrancou a lança da mão do egípcio, e o matou com sua própria lança. 22 Benaiah, o filho de Jehoiada, fez estas coisas e tinha um nome entre os três homens poderosos. 23 Ele era mais honrado do que os trinta, mas não chegou aos três. David o colocou por cima de sua guarda.
24 Asahel, irmão de Joab, era um dos trinta: Elhanan o filho de Dodo de Belém, 25 Shammah o Harodita, Elika o Harodita, 26 Helez o Paltita, Ira o filho de Ikkesh o Tekoite, 27 Abiezer o Anatotita, Mebunnai o Hushathite, 28 Zalmon o Ahohite, Maharai o Netophathite, 29 Heleb o filho de Baanah o Netophathite, Ittai o filho de Ribai de Gibeah dos filhos de Benjamin, 30 Benaiah a Pirathonite, Hiddai dos riachos de Gaash. 31 Abialbon o arbatita, Azmaveth o barhumita, 32 Eliahba o saalbonita, os filhos de Jashen, Jonathan, 33 Shammah o hararita, Ahiam o filho de Sharar o ararita, 34 Elifelet o filho de Ahasbai, o filho do maacatita, Eliam o filho de Ahithophel o gilonita, 35 Hezro o Carmelita, Paarai o Árbitro, 36 Igal o filho de Nathan de Zobah, Bani o Gadita, 37 Zelek o Amonita, Naharai o Beerotita, portadores de armadura para Joab o filho de Zeruia, 38 Ira o Ítrito, Gareb o Ítrito, 39 e Uriah o Hitita: trinta e sete no total.
<- 2 Samuel 222 Samuel 24 ->