1 Meus irmãos e minhas irmãs, se alguém for desencaminhado pelo pecado, vocês, que são espirituais, devem ajudar, com gentileza, essa pessoa a encontrar o bom caminho. Cuidado para não serem tentados também. 2 Ajudem-se, ao levarem as cargas uns dos outros, pois, assim, vocês cumprirão a lei de Cristo. 3 Aqueles que acham que são realmente importantes, quando na verdade não são, apenas se enganam. 4 Examinem cuidadosamente suas ações. Para que, então, possam se sentir satisfeitos com vocês mesmos, sem se compararem aos outros. 5 Nós precisamos ter responsabilidade por nós mesmos.
6 Aqueles que aprendem a Palavra devem tratar bem os seus mestres, compartilhando com eles todas as coisas boas. 7 Não se enganem: Deus não pode ser tratado com desrespeito, pois o que uma pessoa plantar é isso mesmo o que ela irá colher. 8 Se plantar de acordo com a natureza humana pecadora irá colher, dessa natureza, a morte. Mas, se plantar de acordo com o Espírito, do Espírito irá colher a vida eterna. 9 Nunca se cansem de fazer o bem, pois, se não desistirmos, faremos a colheita no momento certo. 10 Então, enquanto ainda temos tempo[a], vamos fazer boas ações para todos, especialmente para aqueles que pertencem à família da fé.
11 Observem com que letras grandes escrevi a vocês com minhas próprias mãos! 12 Aquelas pessoas, que só querem causar uma boa impressão, estão forçando-os a serem circuncidados. Elas fazem isso apenas para não serem perseguidas por causa da cruz de Cristo. 13 Mesmo aqueles que são circuncidados não cumprem a lei, mas querem que vocês sejam circuncidados, para que possam se orgulhar de vocês e para afirmarem que vocês são seguidores deles.[b] 14 Que eu nunca me vanglorie, a não ser na cruz do nosso Senhor Jesus Cristo. Por meio dessa cruz, o mundo foi crucificado para mim, e eu estou crucificado para o mundo. 15 Não interessa ser circuncidado ou não; o que realmente importa é ser uma nova pessoa! 16 Paz e misericórdia a todos os que seguem esse princípio e para o Israel de Deus! 17 Por favor, não me incomodem mais, porque eu carrego em meu próprio corpo as cicatrizes de Jesus.[c] 18 Meus irmãos e minhas irmãs, que a graça do nosso Senhor Jesus Cristo seja com todos vocês! Amém!
- a Isto é, o tempo de oportunidade.
- b O orgulho está relacionado a eles terem convencido outras pessoas a seguirem a sua crença na importância permanente do rito judaico da circuncisão (e em outras práticas judaicas, o problema que se nota em toda carta aos gálatas).
- c Em outras palavras, as feridas de Paulo foram feitas quando ele foi perseguido por seguir Jesus.