1 Pedro e João estavam indo ao Templo na hora da oração da tarde, por volta das três horas da tarde. 2 Estava ali um homem, que era manco desde que nascera. Ele era levado para lá todos os dias e colocado à porta do Templo chamada Formosa, para pedir esmolas às pessoas que iam até lá. 3 Ele viu Pedro e João quando eles estavam quase entrando no Templo e lhes pediu uma esmola. 4 Pedro olhou direto para ele. João fez o mesmo. Pedro disse ao homem: “Olhe para nós!” 5 O homem olhou para eles muito atentamente, esperando que lhe dessem algo. 6 Pedro falou: “Eu não tenho prata nem ouro, mas eu lhe darei o que tenho. Em nome de Jesus Cristo de Nazaré, ande!”
7 Pedro o pegou pela mão direita e o ajudou a se levantar. No mesmo instante, os seus pés e os seus tornozelos ficaram fortes novamente. 8 Ele deu um pulo, ficou em pé e começou a andar. Ele entrou no Templo com Pedro e João, caminhando, pulando e louvando a Deus. 9 Todos que estavam lá viram-no andando e louvando a Deus. 10 Eles reconheceram que ele era o mendigo que costumava ficar assentado à Porta Formosa do Templo; e ficaram muito surpresos e maravilhados com o que lhe tinha acontecido. 11 Ele se agarrou firmemente a Pedro e a João, enquanto todas as pessoas correram até eles, no Alpendre de Salomão.*Uma parte do Templo, ver também 5:12. Elas estavam completamente admiradas com o que havia acontecido.
12 Quando Pedro viu isso, falou a todos os que lá estavam: “Povo de Israel, por que vocês estão surpresos com o que aconteceu com esse homem? Por que vocês estão olhando para nós, como se tivesse sido pelo nosso próprio poder ou fé que esse homem tenha conseguido andar? 13 O Deus dos nossos antepassados, o Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó foi quem glorificou seu servo Jesus. Foi ele que vocês entregaram e rejeitaram na presença de Pilatos, mesmo após Pilatos ter decidido soltá-lo. 14 Vocês rejeitaram alguém santo e bom e pediram para que um assassino fosse solto. 15 Vocês mataram o Autor da vida, mas Deus o ressuscitou dos mortos, e nós somos testemunhas disso. 16 Esse homem foi curado por sua fé no nome de Jesus. Vocês estão vendo esse homem e o conhecem. Por meio da fé em Jesus, esse homem foi completamente curado diante de todos vocês.
17 Agora eu sei, irmãos e irmãs, que vocês e seus líderes fizeram isso por ignorância. 18 Mas, Deus cumpriu o que havia anunciado por todos os profetas: que o seu Messias iria sofrer. 19 Agora, tratem de se arrepender e mudem os seus caminhos, para que os seus pecados sejam perdoados. Assim, o Senhor poderá conceder a vocês a oportunidade para que se curem e se recuperem 20 e também poderá enviar Jesus, que Ele havia escolhido para ser o Messias de vocês. 21 Pois Jesus precisa ficar no céu até que chegue o tempo em que tudo seja renovado, exatamente como Deus anunciou há muito tempo, pelos seus santos profetas.
22 Moisés disse: ‘O Senhor Deus enviará, assim como me enviou, um profeta para vocês, que será escolhido entre o seu próprio povo. Ouçam tudo o que ele lhes disser.†Deuteronômio 18:15. 23 Qualquer um que não o ouvir será totalmente afastado do seu povo.’‡Deuteronômio 18:19. 24 Todos os profetas, desde Samuel até os que vieram depois dele, falaram a respeito destes dias. 25 Vocês são os filhos dos profetas e do acordo§Ou “aliança.” que Deus fez com os seus antepassados, quando ele disse para Abraão: ‘Por meio dos seus descendentes, todas as famílias da terra serão abençoadas.’*Gênesis 22:18. 26 Deus preparou o seu Servo e o enviou primeiro a vocês, para abençoá-los, afastando cada um de vocês do caminho do mal.”